domingo, 12 de outubro de 2014

BIRD-STRIKE, UMA AMEAÇA REAL

Bird Strike é definido como uma colisão entre um pássaro e um avião que está em voo ou em uma descolagem ou aterrissagem. O termo é muitas vezes expandido para cobrir colisão com outros animais selvagens, como morcegos ou animais terrestres.


O Bird Strike  é comum e pode ser uma ameaça significativa à segurança das aeronaves. Para aeronaves menores, danos significativos podem ser causados ​​à estrutura da aeronave e todas as aeronaves, especialmente os motores a jato, são vulneráveis ​​à perda de impulso que pode seguir a ingestão de aves tomadas de ar do motor. Isto tem resultado em um certo número de acidentes fatais.
Colisões com aves podem ocorrer durante qualquer fase do voo, mas são mais prováveis ​​durante a decolagem, subida, aproximação e aterrissagem devido ao maior número de pássaros voando em níveis mais baixos. Como a maioria dos pássaros voam principalmente durante o dia, a maioria das colisões ocorre em horas do dia também.

No Brasil

Com a elevação das temperaturas a partir da primavera e chegada do verão, o risco à segurança aumenta. No Brasil a maior parte das colisões com pássaros envolve urubus. No litoral o perigo é aumentado com a presença de pássaros maiores como gaivotas.
Segundo dados das empresas que atuam no transporte aéreo, além do risco provocar um acidente mais sério, urubus geram muito prejuízo, somente uma parada para manutenção, após um urubu bater numa turbina, custa em torno de R$ 35 mil dólares para a empresa.

Segundo o CENIPA, mais de 450 mortes foram registradas em decorrência de colisões com animais em todo o mundo. No Brasil, dois militares e um piloto civil morreram. Além disso, pelo menos quatro pessoas tiveram perda da visão, parcial ou total.


Fly Safe

Prevenir, voar com atenção e evitando riscos, estão ao nosso alcance. Escolha voar em horários menos suscetíveis ao voo de alguns pássaros e em temperaturas mais baixas, olhe sempre o NOTAM, fique atento a informações de outros pilotos pelo rádio...
E SEMPRE fique de olhos bem atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário