sexta-feira, 26 de setembro de 2014

COMO SE TORNAR UM PILOTO DE HELICÓPTEROS


Vamos dar início aos posts falando da primeira informação que buscamos quando queremos nos tornar pilotos de helicópteros: “por onde começamos?”
Nesse momento, a leitura do RBAC 61 é obrigatória. Lá se encontram todas as informações sobre licenças, habilitações e certificados para pilotos; os requisitos e padrões mínimos que devem ser cumpridos para a concessão e revalidação desses documentos e as prerrogativas e limitações relativas a cada licença, habilitação ou certificado.
Mas como nosso foco nesse post é “por onde começamos” na formação de Piloto de Helicópteros, me aterei apenas nas Licenças.
PPH – Piloto Privado de Helicópteros
PCH – Piloto Comercial de Helicópteros

PPH – Piloto Privado de Helicópteros

O candidato a uma licença de piloto privado deve ter completado 18 (dezoito) anos e já ter concluído o ensino médio; ser titular de CMA de 2ª classe válido. Deve ainda ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto privado aprovado pela ANAC e ter sido aprovado em exame teórico da ANAC.
E, por fim, o candidato a uma licença de piloto privado deve possuir, como mínimo, um total de 40 (quarenta) horas de instrução e voo solo, ou 35 (trinta e cinco) horas de instrução e voo solo, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto privado de helicóptero aprovado. Ao completar esses requisitos poderá realizar o voo de check.

No final desse processo, sendo aprovado, você se torna um piloto privado, como o nome já diz, mas o que isso quer dizer? Que você poderá atuar apenas sem remuneração e sem qualquer tipo de aproveitamento comercial. Eu costumo dizer que é como tirar a carteira de motorista categoria A e B do DETRAN.
Ou seja, se você é dono de um helicóptero ou quer voar apenas de forma amadora, pode parar por aqui. Mas como geralmente a vontade é se tornar um profissional na área, deve-se seguir para a etapa seguinte:

PCH – Piloto Comercial de Helicópteros

Aqui o candidato deve ter completado 18 (dezoito) anos, já ter concluído o ensino médio, ser titular de licença de piloto privado e ser titular de CMA de 1ª classe válido (note que aqui há uma diferença no Certificado Médico Aeronáutico). Deve então, novamente completar, com aproveitamento, um curso teórico, dessa vez de piloto comercial, aprovado pela ANAC e ser aprovado no exame teórico.
Como experiência prática, o candidato a piloto comercial deve possuir, no mínimo, 100(cem) horas de voo se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto comercial de helicóptero aprovado pela ANAC. Ao completar esses requisitos poderá realizar um novo voo de check.


Porém, isso é apenas o básico da formação de um piloto profissional.


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