terça-feira, 30 de setembro de 2014

AGENDA

Anote aí: dia 08 de outubro, às 19:00 no auditório da Infraero, no Campo de Marte, mais um evento dentro do Ciclo de Palestras ABRAPHE.

Dessa vez o palestrante será o cmte Nilton Alves, atualmente Diretor de Treinamento da EFAI.
A palestra será dividida em duas partes:
Na primeira, falará do IIMC e do UIMC, respectivamente o voo Inadvertent (inadvertido) e Unplanned (não planejado) em condições meteorológicas por instrumentos.
Na segunda parte vai passar técnicas de operações de helicópteros em situações críticas.
-Quais as melhores técnicas pra decolar em segurança com um helicóptero pesado?
-Como tirar o melhor proveito do vento?


O cmte Nilton transmitirá o conhecimento que adquiriu em anos dedicados à aviação de helicópteros, especialmente como Piloto de Provas em helicópteros, além de diversas especializações em operações de helicópteros.
Simplesmente imperdível!


Vagas limitadas! Inscrição através do email evento@abraphe.org.br



domingo, 28 de setembro de 2014

ACROBACIAS COM CHUCK AARON

Quem é apaixonado por essas máquinas com certeza já viu e se encantou por aquele helicóptero da Redbull fazendo incríveis piruetas e se perguntou: Quem é esse cara que faz isso?

Pois bem, aqui está “o cara” Chuck Aaron

Chuck Aaron é o primeiro - e único – piloto civil a ser licenciado para realizar acrobacias de helicópteros nos Estados Unidos. Na verdade, ele é um dos três únicos pilotos autorizados a executar as manobras perigosas internacionalmente.
Chuck é também o primeiro piloto de helicópteros a ser condecorado com o Art Scholl Showmanship Award, uma honra concedida pelo Conselho Internacional de festivais aéreos em reconhecimento aos mais destacados artistas de show aéreo de todo o mundo. E foi introduzido, em 2011, na prestigiada Society of Experimental Test Pilots.
Nascido em San Antonio - CA, Chuck voou pela primeira vez um helicóptero aos 20 anos e construiu uma carreira com muito trabalho, passando pela aviação agrícola, repórter de trânsito e piloto-dublê de televisão. Ele ajudou o Departamento de Defesa dos EUA a desenvolver e testar sistemas de visão noturna e, ele mesmo reconstruiu três helicópteros Cobra com peças militares que sobraram.
Hoje, Chuck têm registradas mais de 20.000 horas de voo e já realizou acrobacias com o helicóptero da Red Bull em mais de 150 shows aéreos.



Assista um pouco desse cara genial. Nesse vídeo Chuck Aaron explica as origens de suas manobras incríveis e fala sobre o que é preciso para ele fazer rolos de tambor e backflips em seu helicóptero de acrobacias Red Bull.


sábado, 27 de setembro de 2014

AERO POR TRÁS DA AVIAÇÃO - CANAL +GLOBOSAT


Nessa semana estreou no canal +Globosat o programa "Aero - Por Trás da Aviação", a primeira série feita sobre esse tema no Brasil. Com 13 episódios, o programa fala desde paraquedismo até a fabricação de helicópteros, passando por assuntos como simuladores de voo e balonismo.

Eu assisti a quatro episódios e gostei bastante do que vi, principalmente do 1º episódio que é justamente sobre helicópteros. Abriram a série com chave de ouro!
Nesse episódio o programa visita uma companhia de táxi aéreo, apresenta os principais modelos e realiza um voo panorâmico por São Paulo: a cidade com maior frota de helicópteros do mundo.


Veja aqui o episódio.

TREINAMENTO DE SOLO E VOO PARA HABILITAÇÕES DE TIPO


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acaba de disponibilizar uma lista do Centros de Treinamento de Aviação Civil (CTAC) e Escolas de Aviação Civil e Aeroclubes que ministram treinamento de solo e de vôo, conforme programa de treinamento aprovado pela ANAC, para concessão e revalidação das diversas habilitações de tipo. Confira aqui.


Fonte: Portal ANAC

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

COMO SE TORNAR UM PILOTO DE HELICÓPTEROS


Vamos dar início aos posts falando da primeira informação que buscamos quando queremos nos tornar pilotos de helicópteros: “por onde começamos?”
Nesse momento, a leitura do RBAC 61 é obrigatória. Lá se encontram todas as informações sobre licenças, habilitações e certificados para pilotos; os requisitos e padrões mínimos que devem ser cumpridos para a concessão e revalidação desses documentos e as prerrogativas e limitações relativas a cada licença, habilitação ou certificado.
Mas como nosso foco nesse post é “por onde começamos” na formação de Piloto de Helicópteros, me aterei apenas nas Licenças.
PPH – Piloto Privado de Helicópteros
PCH – Piloto Comercial de Helicópteros

PPH – Piloto Privado de Helicópteros

O candidato a uma licença de piloto privado deve ter completado 18 (dezoito) anos e já ter concluído o ensino médio; ser titular de CMA de 2ª classe válido. Deve ainda ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto privado aprovado pela ANAC e ter sido aprovado em exame teórico da ANAC.
E, por fim, o candidato a uma licença de piloto privado deve possuir, como mínimo, um total de 40 (quarenta) horas de instrução e voo solo, ou 35 (trinta e cinco) horas de instrução e voo solo, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto privado de helicóptero aprovado. Ao completar esses requisitos poderá realizar o voo de check.

No final desse processo, sendo aprovado, você se torna um piloto privado, como o nome já diz, mas o que isso quer dizer? Que você poderá atuar apenas sem remuneração e sem qualquer tipo de aproveitamento comercial. Eu costumo dizer que é como tirar a carteira de motorista categoria A e B do DETRAN.
Ou seja, se você é dono de um helicóptero ou quer voar apenas de forma amadora, pode parar por aqui. Mas como geralmente a vontade é se tornar um profissional na área, deve-se seguir para a etapa seguinte:

PCH – Piloto Comercial de Helicópteros

Aqui o candidato deve ter completado 18 (dezoito) anos, já ter concluído o ensino médio, ser titular de licença de piloto privado e ser titular de CMA de 1ª classe válido (note que aqui há uma diferença no Certificado Médico Aeronáutico). Deve então, novamente completar, com aproveitamento, um curso teórico, dessa vez de piloto comercial, aprovado pela ANAC e ser aprovado no exame teórico.
Como experiência prática, o candidato a piloto comercial deve possuir, no mínimo, 100(cem) horas de voo se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto comercial de helicóptero aprovado pela ANAC. Ao completar esses requisitos poderá realizar um novo voo de check.


Porém, isso é apenas o básico da formação de um piloto profissional.


Links:

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Hoje iniciamos uma nova fase com a criação do nosso blog, onde tentaremos trazer para os nossos seguidores de língua portuguesa diversas informações, dicas e troca de conhecimentos do mundo da aviação de asas rotativas. O blog é voltado para iniciantes, profissionais ou mesmo para os que são apenas apaixonados por esse universo.

Junte-se a nós! Deixe seu comentário, sugestão, dica. Participe!